A realidade da maternidade

14/09/2013 09:41

Vejo as fotos de publicidade e propagandas na televisão, onde grávidas (felizes) e bebês (limpos e lindos) demonstram o quanto é maravilhoso ser mãe e fico me perguntando.... “quando é que alguém vai dizer que as coisas não são tão lindas assim na vida real?”

Um filho é, sem sombra de dúvidas, o maior amor que qualquer mulher vai conhecer na vida, mas acho que está na hora de alguém contar o que se passará nos dias seguintes ao nascimento do pequeno ser.

Primeiramente, a não ser que seu parto seja daqueles em que a mulher já chega ao hospital “parindo”, ele vai te deixar com alguma dor e alguns pontos a serem cicatrizados. A gente anda meio curvada e quando, finalmente, encontra uma posição para dormir, a criança acorda. Affff!

A amamentação, inicialmente, é desesperadora. São raros os serezinhos que mamam sem machucar seu seio. Muitas mães amamentam com os mamilos pendurados e dói. Ah dói muito, muito mesmo...

Nunca mais (acredito eu, para mim já duram 9 anos) você vai dormir uma noite inteira na vida. E, por alguns anos, não vai sair com seu marido para uma noitada sossegada.

Os bebês têm dor de barriga, febre quando os dentes estão nascendo, reação às vacinas... E os pediatras acham tudo isso normal, enquanto você passa as noites em claro, sem ter a menor noção do que fazer.

A pequena criatura faz suas necessidades na fralda. Isso todo mundo sabe. O que ninguém parece se lembrar é que quando ele começa a se alimentar como nós, você estará literalmente enfiando a mão na merda.

Alguns deles vomitam muito. Na roupa deles, na sua, na dos outros.... E o cheiro é de leite. O leite mais azedo que você já cheirou. E, mesmo quando crescem, ainda podem ficar indispostos do nada. Meu filho acordou uma noite, quando já tinha seus 3 ou 4 anos, e vomitou no meu rosto. Meus olhos ficaram cheios de vômito, não abriam. E ele sufocava com o vômito e o vômito ardia meus olhos... Parece engraçado, mas foi bastante assustador no momento.

Para completar, quando finalmente vão ficando independentes, as criaturas acham que jamais precisaram de nós.....

Ai, ai.... Eu fiz a minha parte, mas sei que o amor há de ser maior que a dor.... Não julgo vocês, afinal, eu faria tudo de novo. A verdade é que (um segredinho): qualquer sorriso deles e a gente esquece todo o resto...